Resumo (2ª SESSÃO ORDINÁRIA da 2ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: SESSÃO ORDINÁRIA
Abertura: 26/01/2026 - 19:00
Encerramento:



Mesa Diretora
Presidente: Guilherme / UB
Vice-Presidente: Josimar / MDB
Primeiro-Secretário: Roselaine / UB
Segundo-Secretário: José Carlos / UB



Lista de Presença na Sessão
Cícero / RP
Genivaldo / PP
Gilmar / PP
Guilherme / UB
Heli / UB
José Carlos / UB
Josimar / MDB
Marquinho do Agro / MDB
Roselaine / UB






Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 1 de 2026
Autor: Guilherme
Número de Protocolo: 3
Dispõe sobre a estrutura de Cargos, Carreira e Salários e da organização administrativa da Câmara Municipal de São Miguel do Passa Quatro e dá outras providências
Matéria lida
2 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA nº 1 de 2026
Autor: Josimar
Confere ao Município de São Miguel do Passa Quatro o cognome de “Capital da Coxinha” e dá outras providências.
Matéria lida



Lista de Presença na Ordem do Dia
Cícero / RP
Genivaldo / PP
Gilmar / PP
Guilherme / UB
Heli / UB
José Carlos / UB
Josimar / MDB
Marquinho do Agro / MDB
Roselaine / UB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 1 de 2026
Autores: José Carlos, Cícero, Marquinho do Agro
Nos termos regimentais, requeiro a Vossa Excelência que seja apreciado e aprovado em plenário o presente REQUERIMENTO, com o objetivo de solicitar à Secretária Municipal de Saúde, Eleuza França de Melo, a adoção das seguintes medidas urgentes na rede municipal de saúde, visando melhorar a estrutura, a eficiência dos serviços e a qualidade do atendimento à população: 1. Digitalização dos prontuários médicos e implantação de um sistema integrado de gerenciamento de saúde, garantindo maior agilidade, segurança e integração das informações; 2. Instalação de infraestrutura de internet em todas as unidades de saúde e aquisição de equipamentos de informática adequados para modernização dos serviços; 3. Aquisição de bebedouros em quantidade suficiente para atender pacientes e acompanhantes; 4. Aquisição de cadeiras adequadas para a sala de espera da recepção, proporcionando maior conforto aos usuários; 5. Instalação de ar-condicionado na sala de emergência, assegurando ambiente adequado para a
APROVADO POR UNANIMIDADE
2 - Requerimento nº 2 de 2026
Turno: Único
Autor: Cícero
Nos termos regimentais, requeremos a Vossas Excelências que seja apreciado e aprovado em Plenário o presente REQUERIMENTO, com o objetivo de solicitar à Secretaria Municipal de Educação que, em conjunto com o Poder Executivo Municipal, inicie as tratativas e celebre convênio com a Polícia Militar do Estado de Goiás para a implantação de uma Escola Cívico-Militar (ECIM) no município de São Miguel do Passa Quatro. JUSTIFICATIVA: A educação é o alicerce mais sólido para o desenvolvimento de uma sociedade. Nesse contexto, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (ECIMs), desenvolvido em parceria com as Forças de Segurança, como a Polícia Militar do Estado de Goiás, tem se destacado por promover um ambiente de ensino que alia excelência acadêmica, disciplina, valores cívicos, éticos e morais, respeitando a gestão pedagógica e administrativa das redes de ensino. É um projeto que visa, acima de tudo, oferecer uma opção educacional de altíssimo nível para as famílias de São Miguel do P
APROVADO POR UNANIMIDADE
3 - Requerimento nº 3 de 2026
Autor: Josimar
Requer do Excelentíssimo prefeito municipal, Gilmar Pereira de Souza, para que faça a inclusão do adicional noturno na folha de pagamento dos vencimentos dos motoristas de ambulâncias e veículos da saúde que necessitam realizar serviços no período noturno.
APROVADO POR UNANIMIDADE
4 - Requerimento nº 4 de 2026
Autor: Roselaine
A Vereadora, no uso de suas atribuições regimentais e amparados pelo Regimento Interno desta Casa de Leis, requerem a Vossa Excelência que seja convocada, para comparecer em sessão ordinária desta Câmara, a Senhora Eleuza França de Melo, Secretária Municipal de Saúde, a fim de prestar esclarecimentos detalhados sobre os seguintes temas de extrema relevância para a saúde pública do município: Digitalização e Sistema de Gestão; Infraestrutura Tecnológica; Instalação de bebedouros; melhorias no Mobiliário da Recepção; Climatização da sala de Emergência; situação dos equipamentos de Esterilização como autoclave; situação do Gerador de Emergência; Acomodação para Profissionais motoristas e plantonistas; Qualidade da Alimentação Hospitalar; Reforma estrutural do Hospital Santo Antônio.
RETIRADO DE PAUTA PELO AUTOR DA MATÉRIA

Obs.: Retirada pela autora.
5 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA EXECUTIVO nº 2 de 2026
Turno: Único
Autor: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL - PREFEITO
Número de Protocolo: 2
Institui o Hino Oficial do Município nos termos do art. 2º da Lei Orgânica e dá outras providências.
APROVADO POR MAIORIA ABSOLUTA



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Requerimento nº 4 de 2026 Matéria não votada
Requerimento nº 3 de 2026
  • Cícero - Sim
  • Genivaldo - Sim
  • Gilmar - Sim
  • Guilherme - Não Votou
  • Heli - Sim
  • José Carlos - Sim
  • Josimar - Sim
  • Marquinho do Agro - Sim
  • Roselaine - Sim
  • Requerimento nº 2 de 2026
  • Cícero - Sim
  • Genivaldo - Sim
  • Gilmar - Sim
  • Guilherme - Não Votou
  • Heli - Sim
  • José Carlos - Sim
  • Josimar - Sim
  • Marquinho do Agro - Sim
  • Roselaine - Sim
  • Requerimento nº 1 de 2026
  • Cícero - Sim
  • Genivaldo - Sim
  • Gilmar - Sim
  • Guilherme - Não Votou
  • Heli - Sim
  • José Carlos - Sim
  • Josimar - Sim
  • Marquinho do Agro - Sim
  • Roselaine - Sim
  • PROJETO DE LEI ORDINÁRIA EXECUTIVO nº 2 de 2026
  • Cícero - Sim
  • Genivaldo - Não
  • Gilmar - Sim
  • Guilherme - Não Votou
  • Heli - Sim
  • José Carlos - Sim
  • Josimar - Sim
  • Marquinho do Agro - Sim
  • Roselaine - Sim



  • Ocorrências da Sessão

    O Presidente Guilherme Calixto de Carvalho cumprimentando a todos anunciou a presença da secretária de Saúde a senhora Eleuza França de Melo e, em seguida a convidou a fazer parte da Tribuna desta Casa, atendendo a solicitação da vereadora Roselaine e, os vereadores debateram amplamente a situação da saúde municipal, com destaque para a precariedade estrutural do hospital, a necessidade de medidas imediatas para garantir o funcionamento adequado dos PSFs, o controle da frota e da jornada dos servidores, além da valorização dos profissionais da saúde. Houve reconhecimento à atuação da Secretária Municipal de Saúde e defesa do diálogo institucional como instrumento fundamental para a adoção de soluções urgentes em benefício da população. Reconheceu a pertinência das sugestões apresentadas, manifestando concordância quanto à implantação de controles mais eficientes, inclusive a ampliação do ponto eletrônico para os servidores da saúde. Ressaltou que as cobranças foram recebidas como forma de auxílio e colaboração institucional, colocando-se à disposição da Câmara para novos esclarecimentos sempre que necessário.




    Conteúdo Multimídia



    Considerações Finais

    O Vereador Emerson Cícero Dias Manifestou preocupação com a segurança das unidades de saúde, defendendo a instalação de câmeras de monitoramento, especialmente na recepção, como medida preventiva imediata. Abordou a necessidade de controle rigoroso da jornada dos motoristas da saúde, sugerindo o uso de relógio de ponto, planilhas de saída e chegada e o diário de bordo dos veículos, com registro de quilometragem, horários e abastecimento, como forma de resguardar servidores e o Município. 

    Solicitou ao Presidente da Câmara o agendamento de reunião com o prefeito, a secretária de saúde e os diretores das unidades, com o objetivo de dialogar e buscar soluções para os problemas enfrentados na saúde municipal. Ressaltou que a discussão não se trata de questão política, mas de defesa da saúde da população, colocando-se à disposição para acompanhar as providências necessárias.

    Vereador Gelivaldo Vicente da Costa reforçou a importância do controle da frota municipal, relatando que, em gestões anteriores, todo veículo oficial registrava destino, quilometragem e horário de retorno. Destacou que a ausência desse controle gera reclamações da população, especialmente quanto aos veículos da saúde, defendendo que a medida seja exigida pelo Executivo e por cada secretaria. Relatou que a saúde do município já foi referência regional, mas enfrenta atualmente sérias dificuldades estruturais. Apontou a interdição prolongada do hospital, a falta de agentes comunitários em determinadas áreas e a demora na execução da reforma. Defendeu a realização de reunião entre Executivo e Legislativo para adoção de medidas urgentes que garantam melhores condições de atendimento, conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.

    Vereador Marcos Junio GuimarãesMeireles agradeceu a presença da Secretária Municipal de Saúde e informou sobre a realização do Campo Saúde, em parceria com o SENAR, destacando o número expressivo de atendimentos realizados na edição anterior e a expectativa de ampliação para a próxima edição. Parabenizou o prefeito municipal e a secretária pelo apoio ao evento, ressaltando sua importância para desafogar a rede de saúde.

    Vereador Helivaldo Luiz da Costa agradeceu a presença dos servidores da saúde e fez reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pela equipe. Destacou sua relação de proximidade com a área da saúde e elogiou a atuação da Secretária Municipal de Saúde, colocando seu mandato à disposição para auxiliar no que estiver ao seu alcance.

    Vereadora Roselaine aparecida de Carvalho demonstrou preocupação com a possibilidade de se aguardar a conclusão da reforma do hospital para resolver demandas pontuais e urgentes, como aquisição de equipamentos básicos (bebedouro, autoclave, entre outros). Alertou para o risco de novas interdições pela Vigilância Sanitária caso as unidades não estejam em conformidade com as normas, defendendo providências imediatas para evitar prejuízos à população.

    Vereador José Carlos de Carvalho ressaltou o papel institucional do Legislativo na fiscalização e cobrança, esclarecendo que as críticas apresentadas não possuem caráter pessoal. Defendeu a atuação do prefeito municipal, destacando que há recursos financeiros disponíveis para a reforma do hospital, mas que os entraves decorrem de exigências da SUvisa. Enfatizou que, apesar das dificuldades estruturais, o Município conta com equipe médica qualificada, sendo necessárias melhorias nas condições de trabalho dos servidores, especialmente quanto a alimentação e diárias em deslocamentos.

    Vereador Gilmar José da Costa Informou ter destinado emenda impositiva para aquisição de mobiliário e equipamentos básicos da saúde, sugerindo que o Executivo antecipe a execução dessas aquisições. Registrou crítica quanto ao pagamento antecipado de serviço relacionado ao hino municipal antes da aprovação legislativa, deixando o alerta para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.

    Presidente da Câmara Municipal Guilherme Calixto de Carvalho Agradeceu a presença de todos, pediu desculpas por falhas técnicas na transmissão da sessão e informou sobre agenda institucional junto à Saneago, visando tratar da crise no abastecimento de água do município. Por fim, desejou boa semana a todos e declarou encerrada a sessão.

    Em tempo: O vereador Emerson Cícero Dias, afirma que o parlamentar não fez sugestão a Secretária de Saúde sobre melhorias nas dependências das UBS municipais e sim EXIGIU que sejam instalados de imediato, principalmente o bebedouro, internet wifi, ar condicionado na sala de emergência, aquisição de cadeiras para recepção a ficar a disposição dos usuários, a recuperação do gerador de energia e aquisição de um autoclave para esterilização.